domingo, 14 de agosto de 2016

I Feel Ugly



I feel ugly

- quimioterapia engorda? Já não bastasse ficar careca... imagina careca e gorda?
- a quimioterapia não engorda, não...
- [sentimento de felicidade]
- mas a cortisona que você tem que tomar incha....
- ahhhhh [alegria de pobre dura pouco]

Eu tive sorte, não inchei por causa da cortisona, eu inchei porque fiz uma trombose mesmo.... É... É muito comum criar um trombo em volta do cateter... E eu criei... Meu rosto ficou redondo, ou meio quadrado... As bochechas caídas escondiam o queixo. O pescoço ficou meio cheio e uma veia ficou saltada. As veias dos braços ficaram todas saltadas. Eu não me olhava no espelho... Me sentia um buldogue. Eu adoro buldogue, mas ser humano com cara de buldogue não é bonito. Eu já estou tomando anticoagulante há uns meses, mas isso tudo não desincha por completo e, em alguns dias, lá está o espírito do buldogue de novo te assombrando no espelho.

Podem dizer, 'tem muita gente mais feia aí no mundo que não está reclamando como você'. Ok, mas, pelo menos para uma mulher, é uma merda se sentir feia. E quero falar isso para outras pessoas que passam por algo parecido. Que é normal se sentir feia, ter raiva disso e ainda sentir inveja de cabelo em comercial de xampu. Você começa a reparar nos cabelos e bochechas de todo mundo. É quase uma neurose. A pessoa falando com você sobre amenidades e você só analisando cada centímetro de bochecha e cabelo.

- prestou atenção em alguma coisa que eu falei?
- não, bochecha, ops... L’Oreal... ops....

Muita gente vai te dizer também que cabelo cresce e quando terminar o tratamento você desincha. Primeiro, eu não tenho previsão para término do tratamento; segundo, o espelho é meu e ele não está feliz; terceiro, eu já expliquei acima...

Além do efeito buldogue, não sei o motivo, mas o tratamento tem um efeito “embarangador” automático. Parece que você envelhece dez anos em poucos meses. Aí, muita gente vai dizer, 'mas você está muito bem para uma coroa com câncer'. Pois é, você vai querer matar essas pessoas também. Aliás, no caso de um crime desses, a pessoa deveria ser absolvida por legítima defesa.

Eu sobrevivi (aliás, ainda sobrevivo, porque não estou livre de nada disso) à neuropatia periférica, aos enjoos, ao gosto de metal misturado com merda na boca (como se você estivesse nadando num mar de bosta misturada com metais pesados - esse efeito é de um dos remédios que parece que também faz parte do protocolo para câncer de mama), às cólicas, à queda de cabelo, às diarreias, à restrição alimentar, ao déficit cognitivo, à falta de libido, aos desmaios, à insônia, à vontade de dormir demais, ao cansaço, ....ao déficit cognitivo... ah, não me lembro mais ao quê... a duas cirurgias... mas se sentir feia, não querer ver um espelho nunca mais e não querer sair de casa por causa disso é uma foda... e pior ainda é você não estar tão ruim de saúde ao ponto de não poder sair de casa e não ter desculpas para não sair... “Estou me sentindo horrorosa e não quero ver ninguém.” Isso não parece uma boa desculpa.

Esta última aqui não é criação minha não, eu li em algum lugar que não me lembro e achei muito engraçada:

- Quimioterapia mata a celulite? Mas bem que podia, né? Se mata células malignas, tinha que matar celulite... Alguma coisa de bom podia ter nisso tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário