terça-feira, 26 de julho de 2016

Sequelas.....

Eu tive que aprender o que era neuropatia periférica induzida pela quimioterapia... Começou com uma dormência nas pernas, do joelho para baixo, e nas mãos. Não é nada não é nada, mas só quem tem sabe..... É bem inconveniente. Primeiro pra dirigir, você não sente os pés e não sabe se está pisando forte o suficiente na embreagem. Daí a marcha não entra, ou arranha, e você acha que o carro está  com problema. Mas não é o carro, é você mesmo o problema. Algumas tarefas simples tornam-se quase cômicas. Como colocar os chinelos. Você pode enfiar os chinelos no dedo errado e nem perceber. Ainda bem que a quimioterapia não afeta a visão. Ahhhhh, doce ilusão, afeta sim. A minha miopia aumentou um grau em dois meses. Mas voltando à neuropatia. Parece que você está de meias e que elas estão cheias de areia... Essa eh basicamente a sensação nas pernas.
Já escorreguei algumas vezes, porque não senti que o chão estava molhado...

Nas mãos acontece o seguinte.... Procurar algo dentro da bolsa com o tato... Nem pensar.... Você não consegue identificar o que é chave, o que é carteira, o que é escova, necessaire, uma barata etc. Colocar brincos sem olhar no espelho, impossível. Colocar um cordão sem olhar no espelho, impossível ..... E por aí vai... Você perdeu o tato. Vai comprar roupa sem tato e tentar sentir de qual tecido é feita.... Algodão, seda e poliéster... Tudo a mesma coisa... Ahh, já ia me esquecendo... Escrever nem pensar... Mas hoje em dia ninguém mais escreve... É, mas assina o nome e eu parecia uma retardada assinando meu nome. Saía um borrão incompreensível. Hoje eu tomo um remédio para aliviar este sintoma. Ficou um pouco melhor pra escrever e dirigir, mas a neuropatia continua lá.

E os relacionamentos como é que ficam? Já viram que a falta de tato prejudica um pouco. Isso sem contar com a falta de libido em função da quantidade de quimioterapia e de remédios. Além dos antidepressivos rolam os ansiolíticos também, lógico, ou vocês querem que a mulher maravilha malhadora aguente isso tudo com pensamento positivo e meditação? Tem que rolar ansiolíticos e remédios bons pra dormir também, porque a cortisona que você toma pra controlar o enjoo te deixa ligada no 220 e você não dorme nem pelo caralho, principalmente no dia da quimioterapia. Com essa quantidade toda de medicação não há libido que resista. A vontade de se relacionar com alguém chega quase ao nível zero. Às vezes você tenta se relacionar só porque acha que um dia ainda vai precisar, principalmente de sexo. Lembrei da história que vi no Seinfeld sobre sexo pra homens e sexo pra mulheres... O George ficava sem sexo e ficava mais inteligente, porque toda a energia dele se voltava pra cabeça de cima, porque a de baixo não estava trabalhando. Já a Elaine ficava sem sexo e ficava mais burra. Daí a explicação era a seguinte, a mulher lida com sexo tipo, take it for granted, que não tem tradução para o português. Mas é como se todo dia você deixasse seu lixo na porta de casa pro lixeiro levar. Você não fica exatamente feliz por ter seu lixo levado, porque sabe que ele passará todo dia pra levar. Até o dia que ele não passa e entope a sua lixeira. Ou seja, quando você não tem sexo você vai sentir que está faltando algo na sua vida, igual á falta do lixeiro, quando acumula aquela pilha de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário